MAIS SAÚDE - Informações actualizadas - Trabalhos de investigação - Guias de saúde - Calendário de eventos
 

domingo, 6 de janeiro de 2008

OS BENEFÍCIOS DO ANANÁS


Esqueça que o ananás é uma fruta de época e consuma-o quando lhe apetecer! Para além de deliciar-se com o seu sabor, fica ainda mais protegido com a ajuda da sua acção anti-inflamatória e antioxidante. Quantas vezes já pensou em comer ananás, mas perdeu a vontade só de olhar para ele: tirar a casca rugosa, retirar o “caroço”, cortar em fatias… Na verdade não é tarefa fácil e, na maior parte das vezes, torna-se desmotivante.


Com um sabor intenso – ou mais doce ou um pouco amargo - o ananás é o fruto tropical preferido de todos. A qualidade nutritiva deste fruto está directamente relacionada com as suas características físicas externas (coloração da casca, tamanho e forma do fruto). Por outro lado, as suas propriedades internas conferem-lhe um conjunto de constituintes físico-químicos e químicos da polpa, responsáveis pelo sabor, aroma e valor nutritivo.

Se bem que a associação ao Verão é bastante comum, hoje em dia, com as diferentes alternativas que existem à disponibilidade de todos, não há motivo para não o devorar o ano inteiro. E para evitar “amargos de boca”, nada como experimentar outras formas: sumos, sob a forma de fruta bebível, fruta cristalizada, fatias em calda…

Fruta de grande valor nutricional


É muito comum ouvir pedir uma fatia de ananás no fim da refeição e justificar a opção por que “ajuda a digestão”. O responsável por este benefício é uma enzima (bromelaína), que facilita o processo digestivo, ao mesmo tempo que actua enquanto anti-inflamatório. Um destaque especial para o complexo vitamínico que enriquece a polpa deste fruto: vitaminas A, B1 e E, esta última que confere uma acção antioxidante que ajuda a proteger as células e tecidos de danos e agressões externas.

O que poucas pessoas sabem é que a sua textura macia esconde inúmeros benefícios nutricionais. O amarelo do ananás confere-lhe importantes propriedades nutricionais:


É rico em fibras dietéticas e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio).
Acção anti-inflamatória, devido à enzima bromelaína, que actua ao nível de algumas de doenças como a Artrite reumatóide + .

Acção antioxidante, potenciada pela Vitamina C + e pelo beta-caroteno, que protegem o organismo contra a acção dos Radicais livres + .

Riqueza em vitamínica A (beta-caroteno), C e complexo B que actuam positivamente ao nível da protecção e regulação do organismo

O ananás é um fruto muito nutritivo, com propriedades que facilitam o processo digestivo, com uma acção refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora. Quando integrado numa alimentação variada e equilibrada é um alimento eficaz na promoção da saúde. Por outro lado, é um fruto com um elevado conteúdo de água e um baixo valor energético. Este fruto sumarento e perfumado está também repleto de enzimas benéficas para o tratamento de coágulos sanguíneos susceptíveis de causar tromboses.

As suas propriedades nutricionais melhoram consideravelmente nas últimas fases de maturação, pelo que a colheita prematura resulta num ananás ácido e pobre em Nutrientes + .

A origem do ananás

Apelidado como “o rei dos frutos”, por causa da “coroa”, o ananás tem a sua origem nas regiões subtropicais e tropicais. As primeiras referências ao ananás remontam ao ano 1555, no Brasil, e já nessa altura os nativos acreditavam que o ananás possuía propriedades terapêuticas e usavam o seu sumo para auxiliar a digestão e manter a pele limpa. Outro dado curioso, é que os guerreiros aplicavam preparados do fruto sobre as feridas e usavam as folhas como ligaduras.

Só 200 anos mais tarde é que o ananás foi trazido para a Europa e, desde então, é consumido em todo o mundo sob a forma de fruta, compotas e sumos. Ainda é possível encontrá-lo sob a forma de frutas cristalizadas, fruta bebível, geleias, gelados e mesmo gelatinas.

O que distingue o ananás do abacaxi? Na realidade tudo depende das condições de cultivo, nomeadamente da temperatura. O abacaxi é cultivado ao ar livre, em climas tropicais, o que lhe permite ganhar um sabor mais adocicado, menos ácido e é mais pequeno enquanto que o ananás é cultivado a temperaturas mais baixas (por vezes em estufas), com um sabor mais ácido e menos aromático.

5 peças de fruta por dia!!


Se virmos bem não é muito! A fruta e os legumes tem inúmeros benefícios nutricionais que contribuem para a promoção da saúde e para a prevenção da Obesidade + e de outras doenças crónicas associadas à alimentação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde + (OMS + ) existem formas simples para aumentar a ingestão destes alimentos nas suas refeições diárias:


Inclua fruta fresca nos seus cereais de pequeno-almoço ou opte pela fruta bebível a acompanhar o pão e o leite;
Beba um copo de sumo todos os dias;

À sobremesa, prefira fruta natural ou bebível, em vez de um doce;
No lanche, acrescente uma peça de fruta natural ou bebível ao pão;
Acrescente fruta e legumes às sandes e saladas, por exemplo, ananás nas sandes de queijo ou nas saladas de frango.
Fonte: Sapo Saúde